Educação Infantil
A organização didático-pedagógica da Educação Infantil é ancorada na Proposta Pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino.
A necessidade de ofertar, desde a Educação Infantil, uma educação escolar formal que tenha a cosmovisão cristã como princípio é primordial para os Sistemas de Ensino Mackenzie e para o Colégio Presbiteriano de Sete Lagoas.
Na Educação Infantil, o material é composto de três frentes:
- Livro de Competência Auditiva (Histórias com personagens dos livros didáticos e vivências das histórias alinhadas aos campos de experiência da BNCC);
- Livro Didático (Programa de aprendizagem significativa de conhecimentos de mundo e formação pessoal e social, desenvolvido a partir dos temas das histórias do Livro de Competência Auditiva e entremeados aos objetivos de aprendizagem da BNCC) e;
- Material Móvel (Livro alinhado às temáticas do Livro de Competência Auditiva e com situações de leitura que remetem aos conhecimentos do Livro Didático, para fixação criativa dos conhecimentos de Linguagem oral e escrita e matemática.
Os volumes são entregues aos alunos e professores em dois kits por ano.
O material de Educação Infantil foi elaborado tendo em vista a integração de conceitos com objetivos de Aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em prol de uma aprendizagem significativa, e considerando os campos de experiências. Essa integração ocorre no trabalho do professor com o uso dos livros de Competência Auditiva, Livro Didático, Livro do Professor e Material Móvel, tendo a cosmovisão cristã como princípio norteador. Assim, com a união de todos os materiais trabalhamos os eixos do desenvolvimento cognitivo, físico e moral do aluno.
Ensino Fundamental I
Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte utilizamos o material do Sistema Mackenzie de Ensino. Os livros e Proposta Pedagógica abordam os conteúdos mínimos estabelecidos pelos marcos regulatórios nacionais tendo por base e critério de trabalho pedagógico a visão de mundo cristã, possibilitando às nossas escolas diretrizes curriculares para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes de ordem cognitiva, física e moral.
No Ensino Fundamental, o material é composto de duas frentes:
- Livro Didático (LD), organizado por áreas de conhecimento e componentes curriculares com conceitos entremeados às habilidades da Base Nacional Comum Curricular a serem sistematizados pelos alunos, de tal forma que uma aprendizagem significativa dos conhecimentos da área/componente seja favorecida;
- Material Móvel (MM), que, nas áreas de Ciências Humanas e da Natureza oferece um material informativo sobre um dos assuntos trabalhados no ano escolar, na área do conhecimento/componente curricular, para um trabalho com um roteiro de leitura detalhado para o professor, e um material com as etapas de “navegação” de uma produção que será feita a partir do roteiro de leitura; e nas áreas de Linguagem e Matemática, habilidades da BNCC que demandam uma sequência de exercícios, alocados em uma progressão ideal para a faixa etária do aluno.
Nas disciplinas de Língua Inglesa utilizamos o material da Purposeful Design, Passport to Adventure (ACSI), foi desenvolvida por uma equipe internacional de profissionais de aprendizagem de idiomas para fornecer flexibilidade para atender às necessidades exclusivas de muitos grupos de estudantes.
Cada lição desta série ajuda professores e alunos a explorar o mundo além de suas salas de aula por meio do aprendizado de uma língua estrangeira. As crianças aprenderão inglês de maneira envolvente e criativa – por meio de canções e cânticos, imagens em cores vivas e muitas atividades divertidas e adequadas à idade. Mais importante ainda, as crianças aprenderão e praticarão princípios morais e espirituais importantes enquanto aprendem inglês. Esta série baseada em valores é projetada para ensinar as crianças a viverem vidas mais cuidadosas, responsáveis e cheias de adoração.
Em Educação Cristã as habilidades de Ensino Religioso são desenvolvidas com o material da série Caráter (ACSI). O material está comprometido com o ensino cristão bíblico e apresenta cada tema com muita alegria, pois a cada traço de caráter que é trabalhado, mais parecidos ficamos com o nosso Pai.
Ensino Fundamental II
Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Língua Inglesa utilizamos o material do Sistema Mackenzie de Ensino. Os livros abordam os conteúdos mínimos estabelecidos pelos marcos regulatórios nacionais tendo por base e critério de trabalho pedagógico a visão de mundo cristã, trabalhando as diretrizes curriculares para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes de ordem cognitiva, física e moral.
O trabalho pedagógico consiste no aprofundamento acadêmico das bases conceituais lançadas nos Anos Iniciais.
Nesse segmento, os componentes curriculares são conduzidos por professores especialistas. Os conceitos fundantes de cada componente curricular e os temas relevantes da atualidade são apresentados de forma acessível ao aluno, dentro de uma perspectiva criacional, procurando entender os sentidos que o próprio Deus atribui à realidade, conforme revelado em sua Palavra.
O material de cada componente curricular é composto de dois livros didáticos semestrais ao longo do ano letivo.
Em Educação Cristã, as habilidades de Ensino Religioso são trabalhadas a partir da Coleção Crer e Ser de Ensino Religioso e Ética. É um material inédito, biblicamente correto, e fruto de experiências e vivências em sala de aula.
Este material é fundamentado em pressupostos educacionais consistentes, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em consonância com os Quatro Pilares da Educação da Unesco (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser), dentro do enfoque da teologia cristã reformada.
Contempla também princípios e valores éticos universais e a sua principal finalidade é ser usado em aulas semanais de Ensino religioso em escolas confessionais, mas também pode ser utilizado em escolas públicas, ou como currículo alternativo em igrejas cristãs.
Ensino Fundamental II
Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Língua Inglesa utilizamos o material do Sistema Mackenzie de Ensino. Os livros abordam os conteúdos mínimos estabelecidos pelos marcos regulatórios nacionais tendo por base e critério de trabalho pedagógico a visão de mundo cristã, trabalhando as diretrizes curriculares para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes de ordem cognitiva, física e moral.
O trabalho pedagógico consiste no aprofundamento acadêmico das bases conceituais lançadas nos Anos Iniciais.
Nesse segmento, os componentes curriculares são conduzidos por professores especialistas. Os conceitos fundantes de cada componente curricular e os temas relevantes da atualidade são apresentados de forma acessível ao aluno, dentro de uma perspectiva criacional, procurando entender os sentidos que o próprio Deus atribui à realidade, conforme revelado em sua Palavra.
O material de cada componente curricular é composto de dois livros didáticos semestrais ao longo do ano letivo.
Em Educação Cristã, as habilidades de Ensino Religioso são trabalhadas a partir da Coleção Crer e Ser de Ensino Religioso e Ética. É um material inédito, biblicamente correto, e fruto de experiências e vivências em sala de aula.
Este material é fundamentado em pressupostos educacionais consistentes, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em consonância com os Quatro Pilares da Educação da Unesco (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser), dentro do enfoque da teologia cristã reformada.
Contempla também princípios e valores éticos universais e a sua principal finalidade é ser usado em aulas semanais de Ensino religioso em escolas confessionais, mas também pode ser utilizado em escolas públicas, ou como currículo alternativo em igrejas cristãs.